domingo, 20 de junho de 2010

ELE É PRESO

Ao receber voz de prisão, Jesus não fez uso da violência para se defender. Violência gera violência. Esse não é o caminho para a solução dos problemas. A honra, a doutrina, a vida de Jesus não precisavam ser defendida por meio da força. Jesus optou pelo caminho da não violência e deixou se prender sem opor resistência.
Ser preso pelas autoridades é algo constrangedor. É a evidencia da culpa por algum delito. É ser rotulado como um criminoso, como bandido. A prisão de Jesus nos confronta com uma realidade que procuramos esquecer em nosso dia a dia: a superlotação das prisões em nosso pais, os motins de presidiários, a crise do sistema carcerário e especialmente organização social injusta que inclui milhares de brasileiros de uma vida com dignidade, criando meninos e meninas de rua que muitas vezes vão parar nos presídios ou são assassinados.
Se Jesus foi preso pelo poder constituído da época e destituído de sua dignidade como pessoa, então isso chama a nossa atenção para as pessoas que hoje enfrentam os dissabores de uma prisão.
Quais são os nossos pensamentos e sentimentos em relação as pessoas que estão nos presídios do nosso pais? De que forma abordamos a questão da violência em nossas conversas?
“ Cristo morreu para nos salvar” : esse é um chavão que toda hora usamos.
Depois de sua morte e ressurreição, nós podemos viver porque ele derrotou de vez a morte. Será que nos damos conta de que, depois da sua prisão injusta e da violência que sofreu, ninguém mais deveria ser violentado e sofrer injustiça? Por causa de Cristo somos a favor da justiça e da não violência.

Nenhum comentário: